Em alguns momentos, começamos a ler um texto e percebemos que tem algo de errado nele. Não são só os erros explícitos de português que podem empobrecer a escrita, a redundância também ocasiona a perda de qualidade. Ela consiste no uso excessivo de palavras ou ideias que, geralmente, possuem o mesmo significado.
Produções com esse problema passam a impressão de que foram feitas para “encher linguiça” ou que o escritor não possui muito conhecimento da língua.
As duas hipóteses não são positivas, caso o seu texto seja analisado. Para a construção de uma escrita concisa e de qualidade, é melhor evitar. Confira, abaixo, alguns casos de redundância:
Como, por exemplo
Uso não adequado: Temos vários pontos turísticos, como por exemplo, a Torre do Banespa.
Uso recomendado: Temos vários pontos turísticos, por exemplo, a Torre do Banespa. / Há diversos parques aqui, como o Parque da Juventude. / Existem muitos shoppings em São Paulo, um exemplo é o Pátio Paulista.
Até mesmo
Uso não adequado: Ele falava diversos idiomas, até mesmo o mandarim.
Uso recomendado: Antes de ser ator, passou por várias profissões, foi até vendedor. / Usava muitas formas de pagamento, até cheque.
Ponto de ligação
Uso não adequado: Existe uma ponte de ligação entre a cultura brasileira e a africana.
Uso recomendado: Existe uma ponte entre a cultura brasileira e a africana. / Roberto desenvolveu uma ligação forte com a sua irmã no último ano.
Intervalo entre
Uso não adequado: Renato conseguiu falar com o pai no intervalo entre as aulas.
Uso recomendado: Fátima brigou com o pai no intervalo das aulas. / O empate aconteceu entre as expulsões.
Gostou das dicas? Que tal fazer uma consultoria de textos e melhorar a sua escrita? Para mais informações, clique aqui.