Como melhorar sua escrita ao escrever crônicas

Crônica editada

Se você é desses que fala “gosto de escrever, mas não sei”, a crônica pode te ajudar. Qual o erro da frase anterior? Essa pessoa provavelmente sabe escrever sim, mas o que ela tem é insegurança para escrever. E de onde vem essa insegurança? Provavelmente, passou por alguma situação desconfortável, quando alguém falou mal da sua escrita ou realmente não tem um bom conhecimento técnico.

Na minha visão, precisamos sim ter “ferramentas” para escrever. E o que seriam essas ferramentas? São as leituras das regras gramaticais e da nova ortografia, consulta cotidiana a dicionários e leitura de jornais, livros e revistas para “treinar” o olhar.

Porém, algo que muita gente esquece é: “Para saber escrever, você tem que praticar.” Procure alguém, amigo ou até professor, que tenha conhecimento da língua e deixe o ego de lado. Você vai aprender, mas, para isso, antes, é necessário errar. Logo, pense no seu progresso e não no medo de ouvir o que estava errado.

Eu sempre gostei de escrever, mas algo que me ajudou a escrever de forma mais leve e criar uma verdadeira relação de amor com a escrita, foram as crônicas. Com esse tipo de texto, você tem uma liberdade enorme para escrever, pois pode abordar qualquer assunto e ainda por pitadas literárias. Só se preocupe com as regras gramaticais claro.

Uma boa opção para quem quer se desenvolver na escrita são essas oficinas de texto. Não é raro que você escreva e todos os alunos da sala opinem sobre o seu texto. Nessa hora, você tem a oportunidade de ver onde pode melhorar. Eu fiz uma oficina de crônicas no Centro Cultural São Paulo e teve um enorme impacto positivo na minha escrita. Outra possibilidade é ler cronistas e pensar no que você gostaria de escrever se tivesse a oportunidade. Quanto menos travas nesse exercício, melhor para sua evolução, por isso, não desista!

Gostou das dicas? Que tal fazer uma consultoria de textos e melhorar a sua escrita? Para mais informações, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s