Cheguei à Áustria há três semanas e já tive a oportunidade de visitar alguns lugares em Viena. Óbvio que é impossível ter uma conclusão final sobre a cidade e já fazer um ranking dos meus lugares preferidos, pois Viena parece ser uma daquelas cidades que você só conhece de verdade (cada mistério, cada pedacinho, problema e riquezas desconhecidas) depois de algum tempo vivendo nela.

Contudo, já pude verificar algumas características desse maravilhoso lugar em terras austríacas. Viena é cosmopolita, é bonita, é turística, é miscigenada, é tranquila, mesmo sendo agitada (parece estranho?). É um pouco estranho mas é uma grande cidade, na qual você consegue ter muitos momentos de sossego.

Além disso tudo (e o mais importante para o ser que escreve agora esse texto): é um lugar onde você pode treinar muito o alemão (claro, porque é a língua oficial) e o inglês também! Muita gente fala inglês em Viena e o lugar é cheio de turista. Então, amigo, se você quer treinar duas línguas (como eu) vem pra cá. Selecionei dois lugares lindos onde tive a oportunidade de treinar o inglês aqui, nesse país de língua alemã, e “turistar” ao mesmo tempo:

Donaukanal ou Canal do Danúbio – Esse lugar é maravilhoso para quem quer quer ir a um barzinho ao ar livre. Estive agora no verão e com certeza foi um dos meus lugares preferidos. Me lembrou muito o Brasil por causa do clima de praia e, ao mesmo tempo, São Paulo devido aos prédios ao redor do canal.

danube_editada2

Além disso, ao entardecer, o céu estava maravilhoso, meio rosado. Tem vários bares, é só escolher o seu favorito. E porque é possível treinar um idioma? Em apenas 10 minutos no bar, conheci um brasileiro metade austríaco, conversamos em inglês e foi bom falar com alguém da terrinha.

danube_editada3

Depois de algum tempo, conhecemos um casal norte-americano de Nova Iorque, nunca tinha falado com americanos antes, mas foi interessante e produtivo pra treinar o idioma. Eles falam bem rápido, aquele inglês que assistimos nas séries, sabe? Apesar de ainda “boiar” em algumas palavras, entendi 90% da conversa e me comuniquei bem com eles.

danube_editada1

Estação de metrô próxima: Schwedenplatz

Cafés/ Coffeehouses (Kleines Café) – Os Cafés em Viena são imperdíveis para quem quer conhecer, não só a Áustria melhor, mas também os hábitos dos austríacos. É com certeza uma das práticas de lazer preferidas dessa população. É possível encontrar os cafés (como temos no Brasil), mas também cerveja, vinho, bolos, fazer um lanche rápido, etc. O Kleines Café, particularmente, é um lugar  especial pra mim por um motivo. Uma das cenas do meu filme preferido foi gravada nele (Antes do Amanhecer).

kleines_editada

Chegamos lá após  ter visitado a catedral St. Stephan (ponto turístico famosíssimo) e uma das coisas mais gostosas foi andar por algumas ruas estreitas, bem charmosas, similares ao do filme, com restaurantes, Cafés, lojas antigas, etc. Ao chegarmos, bateu forte o coração. É tão bom vermos de perto um lugar que está há anos no nosso imaginário. De repente, o pensamento se materializa assim na nossa frente.

kleines_editada1

Nunca imaginei vê-lo de perto um dia e acabou acontecendo, mas isso eu conto outro dia. Conversamos com o rapaz que estava atendendo (o proprietário), ele falava inglês e disse que sabia da história do filme sim. Porém, na época, ele era cliente e sempre frequentava  o Café. Outra dica pra treinar o idioma é essa, tente conversar com as pessoas que trabalham nos estabelecimentos (claro, escolha as pessoas certas/simpáticas), mas geralmente eles são agradáveis e falam inglês para atender os clientes. Escolha um café e comece! Em Viena, é o que não falta.

Endereço: Kleines Café – Franziskanerplatz

Gostou das dicas?Se sim, continue acompanhando o blog. Caso precisa de alguém pra treinar conversação, acesse aqui.

 

2 respostas

  1. oi Pathy….. Maravilhosas suas postagens e vídeo….. Lindos e bem feitos…. sucesso…. bjosssss

    suas “fâs” da Praia Grande/ São Paulo / Brasil

Deixe uma resposta