10 mandamentos para aprender um idioma

10_mandamentos_para_quem_quer_aprender_um_idioma

Ao estudar o inglês e falar com pessoas que passaram pela mesma fase, reparei algumas atitudes construtivas e também aquelas destrutivas para o aprendizado de outra língua. Às vezes, você pode pensar que é “só estudar”, mas está enganado.

O nosso comportamento e daqueles ao nosso redor podem influenciar a maneira que pensamos, por consequência, como agimos na hora de fixar o aprendizado. Quando obtemos uma postura positiva em relação ao que vamos aprender, tudo fica mais fácil. Por isso, selecionei algumas atitudes que podem te ajudar ao estudar:

  • Não deixe de praticar por medo de falar errado – Ninguém fala o inglês 100% correto. As pessoas não falam nem o português, quanto mais o inglês. Existe quem sabe mais e menos, só isso.
  • Treine sempre que possível – Quanto mais você treinar, mais vai melhorar. Sem a prática, não existe a evolução no idioma. Comece a sua jornada com isso em mente que tudo ficará mais fácil.
  • Evite ser perfeccionista – Pode parecer estranho falar isso, mas nem sempre o perfeccionismo vai te ajudar a aprender. Você pode ficar preso a detalhes que, no momento da comunicação, não farão tanta diferença. A princípio, o mais importante é se comunicar, o aprimoramento vem com o tempo.
  • Não se deixe abater pelas críticas – Às vezes, recebemos críticas para melhorar, encare como um motivo para a evolução.
  • Não se sinta intimidado – Sempre terá aquela pessoa que sabe mais que você, mas ela já esteve em seu lugar. Cada um teve oportunidades diferentes, por isso, não se compare com outros. Tenha foco no seu desenvolvimento e no que precisa fazer para evoluir.
  • Seja humilde – Sabe muito? Ótimo, mas isso não é motivo para diminuir as pessoas que não sabem. Lembre-se que já passou por esse caminho.
  • O aprendizado não termina – Nunca perca a curiosidade. Seremos continuamente aprendizes e, em relação a outro idioma, isso é ainda mais verdadeiro, pois a língua está sempre mudando.
  • Pense no idioma que está aprendendo – Tente relembrar as frases que você aprendeu. Diga as sentenças em pensamento e crie novas. Assim, estará com o idioma presente na sua vida de alguma forma.
  • Fale sozinho – Ouça o idioma e repita sozinho. Essa é uma forma de se familiarizar com a língua. Algumas pessoas podem achar que você é louco, mas a sua loucura vai te fazer aprender.
  • Ouça tudo que puder – Músicas, séries, filme, pessoas, rádio. Ouça, ouça, ouça. Quando você entende o idioma, meio caminho andado. A audição é uma das grandes dificuldades dos alunos e uma das habilidades mais importantes. Se não conseguir entender o que o outro fala, como vai conversar, certo?

Gostou das dicas? Que tal treinar um pouco de conversação e evoluir no inglês? Para mais informações, clique aqui.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s